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Amazon Prime Day: edição de 2022 é maior de todas e Brasil se destaca

  • Por: Fagner A
  • 18 de julho de 2022

Mais uma edição do Amazon Prime Day chegou ao fim e, com ela, a certeza de que nem mesmo a retomada do varejo presencial pôde abalar as vendas no maior evento de ofertas de uma das principais líderes do e-commerce global. Pela terceira vez no Brasil, o Prime Day, que aconteceu nos dia 12 e 13 julho, colocou o país em posição de destaque frente a outras economias que também celebram a data, além de ser a melhor edição até o momento. Por aqui, a média de crescimento de vendas ante 2021 foi de 2,1 vezes. Globalmente, as vendas durante o Prime Day ultrapassam US$ 1,7 bilhão. “Sem dúvida essa edição foi um grande sucesso”, disse Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil. De acordo com o executivo, o evento gera mais vendas do que a própria Black Friday, data que costuma movimentar todo o varejo com descontos agressivos durante o mês de novembro. “O Prime Day já é marca registrada com os nossos consumidores. Eles esperam por ele e percebem valor nas condições de compras que criamos”. Mazini afirma que, somente no primeiro dia do Prime Day, as vendas superaram em mais de 80% a última Black Friday na Amazon. Destaque para os pequenos empreendedores Pela primeira vez, as vendas feitas por lojistas parceiros e revendedores superaram o volume de vendas de varejo da própria Amazon. Os pequenos e médios varejistas. Em todo o mundo, membros Prime compraram mais de US$3 bilhões em mais de 100 milhões de itens de pequenas e médias empresas. De olho na tendência que prioriza a compra de itens de pequenos negócios, a divisão brasileira da Amazon decidiu estender sua vertical de apoio ao empreendedorismo. Em sua loja “Apoie Pequenos Negócios”, que seleciona produtos de pequenos lojistas, 15% das vendas foram destinadas para a Central Única das Favelas (CUFA), organização social presente em mais de 5.000 comunidades pelo país. É um resultado que vem, em boa medida, graças aos novos aparatos à disposição dos lojistas que vendem pela Amazon. Recentemente a empresa fez alguns incrementos no Fulfillment by Amazon, seu programa de logística para vendedores. Entre as vantagens estão os serviços de armazenamento de estoque, transporte e logística reversa — todos à cargo da Amazon. Segundo Mazini, a busca de consumidores por itens comercializados por pequenos comerciantes, algo que ganhou força durante a pandemia, junto aos esforços internos por melhorias operacionais para esses lojistas justificam o crescimento. “Era uma aposta vermos os primeiros resultados já nesta edição”, diz. Da porta para dentro, o principal evento de vendas também mobilizou as frentes operacionais e de marketing. Para o Prime Day 2022, a Amazon contratou algo como 6.000 funcionários temporários para dar mais vazão e agilidade aos centros de distribuição da empresa. Já do lado de marketing, o destaque está em um planejamento que começou há meses e que, entre outras coisas, repercutiu na incursão das propagandas na internet e TV aberta, além da associação com influenciadores digitais. Em um estúdio instalado na Avenida Paulista, por exemplo, criadores de conteúdo compartilharam os produtos em promoção e condições de compra para usuários Prime durante transmissões ao vivo. Segundo a Amazon, os videos tiveram mais de 1.7 milhão de visualizações. “Vamos continuar inventando maneiras de fazer os clientes participarem da data, e maneiras de recomendar os produtos mais legais de cada edição com criatividade”, diz.